Trabalhar com os pequenos sempre demanda mais cuidados, um planejamento maior e muita, muita ação!
Ao longo desses 13 anos de existência da Tom Maior, sempre tivemos como destaque o trabalho de musicalização e a responsabilidade de participar dos primeiros passos na caminhada musical acadêmica de muitas crianças. Esse trabalho consiste em estar com a criança na música, permitindo que ela vivencie as sensações que a música nos oferece.
Neste ambiente exploramos diversos instrumentos musicais, não de brinquedo, mas como são de verdade, eles manuseiam o violino, o violão, o teclado, o piano, a guitarra, a bateria, têm contato com o canto e com o início do aprendizado da teoria musical.
Da teoria musical conhecemos o "pai" da música, a "mãe" da música, a "tia" da música, a "casa" onde moram as "filhas", brincamos com a questão da afinação, graves e agudos. Costumo dizer que o adulto que não brincou com a música terá maiores dificuldades na sua idade em tocar ou até de perceber situações simples como cantar afinado.
Outro trabalho de destaque em nossa escola é o grupo de iniciação musical instrumental. Para as crianças entre 7 e 13 anos, nossa proposta é de duas aulas semanais em grupo pequenos.
Assim que o aluno já tiver seu instrumento musical escolhido, e essa escolha se dá através da experimentação livre e manuseio nos instrumentos que a escola disponibiliza (teclado, piano, bateria, guitarra, violão, canto, baixo, flauta e violino), iniciamos o aprendizado de sua técnica. Tocamos, descansamos, brincamos, nos relacionamos, voltamos a tocar, ouvimos os demais, pesquisamos repertório em conjunto e tocamos novamente. Nos espelhamos nos colegas e nos estimulamos a melhorar cada vez mais.
Assim que a equipe de professores perceber que o aluno está com sua capacidade motora madura, capacidade de concentração melhorada e vencendo a primeira etapa desse estudo (dominando acordes maiores simples, acordes com pestana, manuseio do ritmo e, principalmente, fazendo os acordes soarem com suas personalidade tonais), os alunos são encaminhados para as aulas individuais.
Um fator muito importante que se revelou nessa caminhada é o respeito pelo ritmo de cada aluno. Sempre deixamos isso muito claro para os pais, respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno torna-se essencial para o sucesso e aprofundamento da busca pelo estudo musical.
Abraços e até a próxima!
Professora Beatris Krieser Barbier
Psicóloga / Pós-graduada em Musicoterapia / Musicista / Educadora Musical